‘Filhas de Maria’ ajudam nas celebrações
COM ASSESSORIAS – Neste domingo (26), na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Bairro da Ronda, foram instituídas 15 novas meninas ‘Filhas de Maria’. A instituição aconteceu durante a celebração das 10h30 e foi a segunda deste ano. Em janeiro, outras oito garotas foram instituídas. As primeiras da paróquia. Em outras comunidades, esse mesmo serviço é prestado pelas coroinhas e, em Piraí do Sul, na Paróquia Senhor Menino Deus, ele se chama ‘Meninas de Maria’, como conta o pároco da Santa Rita, Evandro Luis Braun, criador do grupo com esse nome, em Ponta Grossa.
São meninas de cinco a 12 anos, que, durante o processo de formação, aprendem sobre a importância de servir a Igreja com amor, dedicação e alegria, como Maria serviu a Jesus. Elas conhecem sobre a importância da Santa Eucaristia, como se comportar na missa e dentro da igreja; respeito e obediência ao sacerdote e aos coordenadores, e, que, como estão a serviço da igreja, durante a celebração, fazem parte da liturgia. Na formação, ouvem a leitura da Palavra e participam de momentos de convivência com brincadeiras, partilhas e lanche. Aprendem, especialmente, sobre a devoção a Maria e são motivadas a rezarem o Santo Terço em família. As Filhas de Maria têm como função ajudar na acolhida, passar cestinho ofertório e borrifar o álcool em gel antes da comunhão.
Padre Evandro conta que, nas várias paróquias, o grupo de coroinhas reúne meninos e meninas. “Por questão de promoção vocacional, nesta idade específica, achamos conveniente fazer separado grupo de meninas e grupo de meninas. Por sinal, o das meninas sempre faz mais sucesso porque as mulheres são mais empenhadas nesse serviço da Igreja”, comenta. As coordenadoras do movimento, Rita Helena Brandão e Michele Ribas, tem uma equipe que as ajuda nas escalas das celebrações.