Correio dos Campos

Mini foliões brincam o Carnaval em Castro

Casa da Criança colocou o bloco na rua
18 de fevereiro de 2023 às 19:24
(Fotos: Renato de Oliveira)

COM ASSESSORIAS – A folia do Carnaval, que nesta época toma conta do Brasil, começou cedo na Casa da Criança e do Adolescente Padre Marcelo Quilicci, em Castro. Pela manhã e na parte da tarde de sexta feira (17), grupos de convivência que integram a entidade, mantida pela Associação Cavanis, tomaram conta das principais ruas da Vila Santa Cruz e, ao som de marchinhas, brincaram o Carnaval. O grupo de convivência tem um papel preventivo onde crianças e adolescentes, oriundos das escolas municipais, participam em período de contra turno.

De acordo com Suzian Fidélix, coordenadora da entidade, a iniciativa pensou em promover algo que tivesse relação com a instituição. “Por isso, nosso bloco se intitula ‘ Bloco Veneza, do Carnaval à Vocação Sacerdotal’, que remete a história de um dos irmãos fundadores da Congregação Cavanis, Marcos Cavanis. À época, tinha um importante cargo junto ao governo da Itália. E foi exatamente num dia de Carnaval, em Veneza, que decidiu abandonar sua carreira promissora, para se tornar sacerdote, a exemplo de seu irmão, Antonio Cavanis, que já era padre. Um fato interessante é que, Marcos Cavanis, ao aparecer diante de seus amigos com vestes sacerdotais, estes acharam que se tratava de uma fantasia, uma vez que, na Itália, Veneza vivia o seu tradicional Carnaval”, contou Suzian.

Alegria das crianças

Durante todo o trajeto, que durou 40 minutos, era visível a alegria da criançada, que se fantasiou dos mais diversos personagens, entre eles, fadas, arlequins, ninjas, princesas, super-homem, Papai Noel, bailarinas e até de noiva. Para a pequena Laura, tudo era muito bonito e emocionante. “Tô vestida de fada de unicórnio”, segredou. Já Lucas, fantasiado de ninja, disse que gostou muito de brincar o Carnaval.

Para o Carnaval do próximo ano, a intenção é convidar outras escolas e entidades do município. “Quem sabe, poderemos até fazer um desfile de Carnaval, na região central da cidade”, adiantou Suzian. Além do apoio e participação de professores, educadores, voluntários da entidade, todo o trajeto do desfile foi acompanhado por uma viatura da Guarda Municipal de Castro.