Correio dos Campos

Reconstituição de assassinato cometido em 2020 acontece na noite desta sexta-feira (16)

16 de dezembro de 2022 às 12:07
(Foto: Arquivo familiar)

DA REDAÇÃO – A reprodução simulada do assassinato do adolescente Luís Gustavo Kosiba de Lima, morto aos 17 anos em novembro de 2020, será realizada na noite de hoje no local onde aconteceu o crime, próximo a rodoviária de Piraí do Sul.

Marcada inicialmente para o dia 22 de novembro, a reconstituição determinada pela justiça local foi adiada para que fossem reunidas as condições mais próximas das ideais para a sua realização.

Os trabalhos de hoje contarão com peritos do Instituto de Criminalística que conduzirão toda a cena e os elementos da reprodução do crime que chocou os moradores da cidade na época do assassinato.

A reconstituição do assassinato buscará reunir detalhes do fato para que os profissionais envolvidos no processo possam se aproximar ainda mais do que aconteceu na noite do crime.

Durante a reprodução simulada os peritos avaliarão, dentre outros elementos, a localização exata do corpo e dos veículos envolvidos na ocasião, o trajeto da munição e as posições do atirador e da vítima.

Participarão da reconstituição os peritos que vieram à Piraí do Sul e trabalharam na data do homicídio, além dos agentes policiais que atenderam a ocorrência e também os acusados pela morte, Andrew Felipe Prado e Guilherme Toledo da Silva.

O trabalho desta noite será acompanhado ainda pelos advogados e peritos nomeados pela família da vítima e também pela defesa dos acusados.

Profissionais – Pela família da vítima atuarão na reconstituição os advogados Christiane Priotto e Michael de Souza Pinto, acompanhados da perita criminal Eliane Martins.

Pela defesa dos acusados, acompanharão a reprodução os advogados Carlos Henrique Pereira Gefuni, Bruna Bonim Ramilo Ferraz e Taline Bonim Ramilo Ferraz, que terão o perito Sérgio Andres Hernandez Saldías como assistente técnico.

Horário – De acordo com a decisão da juíza da Vara Criminal de Piraí do Sul, Ana Paula Menon Loureiro Pianaro Angelo, os trabalhos de preparação do local podem começar às 19 horas, desde que seja observado o início da reprodução em si apenas depois que o pôr do sol tenha ocorrido.

Nesse sentido, a justiça prevê que as condições de visibilidade sejam ao menos parecidas com as encontradas na cena do crime, que foi cometido por volta das 21h30 do dia 27 de novembro de 2020.

Relembre o crime

Por volta das 21h30 da noite de 27 de novembro, Luís Gustavo Kosiba foi morto por disparos de arma de fogo na Rua Vereador Lauro Lopes Teixeira, via que liga a rodoviária ao Hospital Municipal Santo Antônio.

De acordo com a denúncia feita pelo promotor de justiça, Fernando de Souza Verano Pontes, a vítima teria morrido em decorrência de hemorragia interna aguda causada pelos projéteis.

Sem chance de defesa e por motivo fútil, já que o homicídio teria sido cometido por desavenças envolvendo a vítima, Guilherme Toledo e uma moça que seria o pivô do caso, o MP apresentou a denúncia que foi acatada pelo Judiciário e que agora tramita na esfera criminal.