Correio dos Campos

Bispo abre novenário na São João Paulo II

Celebrações seguem até o dia 22, data da oficialização da paróquia
18 de outubro de 2022 às 17:44
A proximidade de Dom Sergio com o Papa-Santo é histórica. (Foto: Pascom Quase-Paróquia São João Paulo II)

COM ASSESSORIAS – A igreja São João Paulo II está prestes a se tornar uma paróquia. Uma extensa programação, aberta na última sexta-feira, pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi, celebra em grande estilo este histórico momento. Junto com a abertura do novenário, Dom Sergio conferiu o Sacramento da Crisma a 33 adolescentes e a dois adultos. A quase-paróquia tem missa-novena todas as noites, às 19h30, até o dia 22. A cada noite, a reflexão aborda uma característica do santo padroeiro. Hoje (18), a celebração lembra ‘São João Paulo II, homem ousado na fé’. Acontecem também relatos de fiéis que viveram uma experiência pessoal com o Papa-Santo e são muito gratos hoje pela sua intercessão.

“Situações vividas com São João Paulo II quando vieram para a paróquia, ou até antes, quando pediram graças e as tiveram recebido, especialmente ligadas à saúde”, comenta o administrador paroquial, padre Wagner Oliveira da Silva. Segundo ele, o período dos dias 21 a 23 da programação são os principais momentos das festividades. “No dia 21, após a missa, vai acontecer o show com Álvaro e Daniel, uma dupla sertaneja de Curitiba, que cantava músicas seculares e passou depois para o ‘sertanejo gospel’, realizando um trabalho belíssimo de evangelização. Sábado, às sete e meia da noite, haverá o ato de criação da paróquia, pelo bispo e, dia 23, às 8 horas, bênção das crianças, carreata pelo território da nova paróquia, com bênção dos veículos, almoço, tarde festiva, e, às 17 horas, show de prêmios. Serão mais de 15 mil reais em prêmios”, detalha padre Wagner.

A quase-paróquia localiza-se na Avenida Eduardo Burgardt, no Bairro Contorno, em Ponta Grossa. Em 4 de março deste ano foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, cuja matriz fica no Núcleo Santa Paula. A paróquia era considerada muito grande, com quase 70 mil habitantes em seu território, que incluía toda a região do Núcleo e as vilas adjacentes do Bairro Contorno. A área constituída da nova paróquia São João Paulo II envolve a matriz e outras quatro comunidades a ela agregadas: Nossa Senhora das Dores, Mãe da Igreja, Mãe da Divina Providência e Nossa Senhora do Rosário, já em Teixeira Soares.

“O processo de beatificação de São João Paulo II transcorreu de 2013 a 2014. Nesse mesmo ano, em 2014, iniciou a construção da capela. A igreja começou a ser construída já com o desejo de ser constituída uma paróquia, desejo manifestado pelo bispo Dom Sergio durante a dedicação da Capela Mãe da Divina Providência, no dia 29 de julho de 2012, O Papa fez parte da história do bispo. Esteve várias vezes com ele. Foi João Paulo II que o nomeou bispo e depois o transferiu a Ponta Grossa. Em 1980, Dom Sergio, músico que é, tocou órgão, em Curitiba, na celebração principal que reuniu mais de um milhão de pessoas com o Papa. Tem uma proximidade muito grande com ele. Agora, ter a oportunidade de criar uma paróquia dedicada a São João Paulo II é uma alegria muito grande para ele, uma graça”, conta o administrador paroquial, lembrando que, em 2012, o diácono Josoel da Cruz Borges, um dos mais antigos da Diocese, foi nomeado por Dom Sergio para acompanhar a construção da, então, capela. A igreja foi entregue em 2017.

A São João Paulo II é a 25ª paróquia de Ponta Grossa e 47ª da Diocese.