Primeira máquina de papel do Projeto Puma II, da Klabin, MP27 supera marca de 330 mil toneladas de Eukaliner® produzidos em um ano de operação
COM ASSESSORIAS – 365 dias de operação e uma trajetória que se destaca pelo desempenho de excelência. Passado um ano desde o início das atividades da primeira máquina de papel (MP) do Projeto Puma II – o maior investimento da história da Klabin, que compreende a construção de duas máquinas de papel com produção integrada de celulose -, a MP27 superou a marca de 330 mil toneladas de Eukaliner® e Eukaliner White® produzidos e comercializados para os mercados interno e externo, reforçando a vocação da Companhia para o desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras em papel e embalagens de papel no Brasil. A máquina, que tem capacidade para produzir 450 mil toneladas por ano, superou a curva de aprendizagem esperada para o período.
Desenvolvida e patenteada pela Klabin, a gama de produtos Eukaliner®, produzida na MP27, é a primeira do mundo com papel kraftliner feito 100% a partir da fibra de eucalipto, o que garante vantagens como a otimização da área florestal necessária para a sua produção (menos recurso para a fabricação do mesmo volume de papel), além de propriedades como uma estrutura mais robusta, o que permite a redução da gramatura das embalagens de papelão ondulado com aumento da resistência e melhor qualidade de impressão.
Desde o início da produção, o Eukaliner® superou até mesmo as características observadas em laboratório, durante os testes para a fabricação do produto. Nesta fase, o produto foi testado em mais de 15 clientes formadores de opinião ao redor do mundo. Atualmente, o Eukaliner® apresenta Índice de Resistência a Coluna (responsável por manter integridade das caixas quando empilhadas) 80% superior se comparado com os papéis que estão no mercado. Esse resultado possibilita a produção de caixas mais robustas e até 20% mais leves, aumentando sua competitividade. “Como resultado, o Eukaliner® apresentou desempenho acima do esperado em todos os clientes que já receberam o produto, incluindo diversos países da Europa (como Bélgica, Holanda, Itália, Reino Unido, Ibéria, Portugal e Espanha, entre outros) e América Latina (Peru, Chile, Argentina, Equador e México), além da conversão em nossas próprias unidades de embalagens de papelão ondulado”, destaca Flávio Deganutti, diretor do Negócio de Papéis da Klabin.
Os doze meses em que o Eukaliner® está no mercado também foram marcados por exemplos positivos nos clientes. No Chile, o Eukaliner® possibilitou a economia de 20% no volume de papel utilizado ao substituir um produto com características semelhantes. “Esse é um exemplo que evidencia como os ganhos para os clientes são diversos, indo desde a questão econômica, pelo menor volume de papel necessário, até os atributos de sustentabilidade, uma vez que menos produto resulta em menos emissões de CO2 para sua produção e transporte. Além disso, o Eukaliner® utiliza 40% menos área plantada do que os produtos desenvolvidos com outras fibras”, comenta Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação e Sustentabilidade da Klabin.
Desde que começou a ser produzido, o Eukaliner® tem colaborado, ainda, para consolidar a competitividade da Klabin especialmente nos mercados externos, com o fornecimento regular a diversos clientes como consequência dos diferenciais do produto. “A qualidade do Eukaliner® tem cativado os clientes, reforçando a posição de liderança que a Klabin já tinha internamente e expandindo sua atuação no mercado internacional”, acrescenta Deganutti.
Desde o seu lançamento, o Eukaliner® já acumula algumas premiações que atestam seus atributos, como o Prêmio Destaques do Setor, da ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel), na categoria “Fabricante de Papel para Embalagem”; o PPI Awards, da Fastmarkets RISI, na categoria Inovação em Embalagem; e, mais recentemente, o Prêmio ECO, promovido pela Amcham Brasil, na categoria Práticas de Sustentabilidade para grandes empresas.
Puma II: projeto segue em expansão e startup da MP28 ocorrerá em 2023
Além da MP27, que teve o início da operação em 2021, o Projeto Puma II segue com o avanço das obras para a implementação da MP28, segunda máquina de papel prevista no projeto.
A MP28 terá como foco a produção de papel-cartão, com capacidade produtiva de 460 mil toneladas anuais e consolida a Klabin como produtora global de cartões para alimentos líquidos (leites e sucos) e alimentos industrializados (cereais, chocolates, pizzas, proteínas, etc.), produtos de higiene e limpeza (detergentes em pó, creme dental), cartão para embalagens multipack de latas e garrafas, além de cartões para o crescente segmento de food service, como copos e bandejas, dando sequência aos planos contínuos de crescimento e expansão da Companhia. O startup da máquina está previsto para o segundo trimestre de 2023.
Ao todo, o Projeto Puma II resulta de um aporte de R$12,9 bilhões pela Klabin, sendo o maior investimento da sua história e o maior investimento privado do Paraná, reforçando a parceria positiva e de longa data da Companhia com o estado, além de fazer parte do ciclo de expansão pelo qual passa a empresa. O Projeto fortalece a integração da cadeia produtiva da Klabin e foi concebido para se tornar uma referência mundial em sustentabilidade, tecnologia e inovação, estando, desde a concepção, alinhado aos princípios da indústria 4.0 e com o objetivo de oferecer ao mercado produtos de alta qualidade, gerando, desse modo, valor à Companhia e à sociedade.