Oração por padres e pelo bispo uniu a Diocese de Ponta Grossa
COM ASSESSORIAS – O Dia Diocesano de Oração pelos Sacerdotes e pela Saúde de Dom Sergio uniu todas as comunidades da Diocese de Ponta Grossa, ontem (15). Em celebrações nas paróquias ou em momentos isolados, muitos fiéis dedicaram alguns minutos de seu tempo nesta quarta-feira para rezar especialmente pelos seus padres e também pela recuperação de seu bispo. E foi grande a mobilização. A oração preparada pelo vigário geral da Diocese, padre Jaime Rossa, foi lida durante as preces da comunidade, nas missas, e também pelos integrantes de grupos, pastorais e movimentos. Na Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Irati, a oração seria rezada ainda hoje, durante todo o dia, na Adoração ao Santíssimo.
Na Matriz da Paróquia de Irati, segundo o vigário, padre Alexandre Spena Regueira, a oração foi rezada logo depois das preces da comunidade, na intenção do clero de um modo geral e pelo bispo, nas duas missas celebradas na quarta-feira. “Eu senti a necessidade de colocar alguma coisa pedindo pela saúde de Dom Sergio, para que o povo pudesse perceber. Ela ficou, então, mais extensa porque inclui também referências à Mãe da Divina Graça, à Rainha das Vocações…Mandei nos grupos da paróquia, rezamos nas missas e pedi para rezarem em particular. O povo precisa dessa ajuda. Foi uma forma de incentivo”, justificava o padre, contando que, hoje, na Adoração ao Santíssimo, o dia todo, os grupos também fariam a oração. As missas, ontem, contaram com a participação de mais fiéis, afirmou padre Alexandre.
“Aqui na comunidade, nós ajudamos a divulgar e era dia de Novena de Natal. Antes de começar a novena, fizemos a oração pelos sacerdotes e pelo bispo, divulgada pela página da Diocese e rezamos uma dezena do terço. Acredito que muitos participantes colocaram em suas orações”, conta Alexsandra Denise Moraes, da Pastoral da Comunicação da Comunidade Nossa Senhora do Carmo, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Grossa. Na Paróquia São Roque, em Ventania, houve terço, novena e missa na intenção dos sacerdotes e de Dom Sergio. “Na verdade, já rezamos todas as quintas-feiras também pelos sacerdotes da Diocese e pela recuperação do bispo”, contou o pároco, padre Adevilson Dias de Lara.
Na missa de encerramento das atividades do ano na Cúria Diocesana, celebrada ontem pelo padre Kleber Pacheco, a oração foi rezada pela assembleia. Participaram cerca de 30 pessoas, funcionários da Cúria, Pastoral da Criança, da Pastoral de Animação Bíblico-Catequética, Rádio Sant’Ana, do Cemitério Jardim Paraíso. Concelebraram os padres Jaime Rossa, Mário Dwulatka. Diácono Rogério César Mendes também participou.”A Flávia (Carla Nascimento) quem organizou junto com o padre Kleber, mas, nos anos passados, a Rádio encabeçava este momento, reunindo os voluntários arrecadadores do Clube do Ouvinte. O bispo Dom Sergio sempre estava junto”, lembra a coordenadora diocesana da Pastoral da Comunicação, Ivete Mazzure. “Foi lembrado da Rose (Catapan), que sempre participava destas missas e hoje é sétimo dia da morte dela”, lamentou.
“Nas palavras do (livro) Imitação de Cristo: ‘o sacerdote quando celebra, honra a Deus, alegra os anjos, edifica a Igreja, sufraga os mortos e nos faz participar das riquezas mais profundas’. Podemos compreender um pouquinho a grandiosidade do ministério sacerdotal. Consideramos como extremamente positiva e oportuno o momento vivido em nossa Diocese. Queremos crer, conforme conversamos com o vigário geral, padre Jaime Rossa, que este dia possa ser realizado anualmente, todo o dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição e Dia Diocesano de Oração pelos Sacerdotes. Concluo que, muito mais que os aspectos humanos, o que permaneceu foi a graça de Deus, manifestada através da participação, comunhão e orações de toda a Diocese”, avalia o ministro extraordinário da Eucaristia na Paróquia São José/Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Julcinei Freitas. Ele foi o idealizador da iniciativa, ao lado de Dionei do Socorro Santos, responsável pelo Grupo de Oração Imaculada Conceição.
No santuário, as dez celebrações de quarta-feira foram na intenção dos sacerdotes e pela recuperação da saúde de Dom Sergio. Às 19 horas, quem presidiu a missa e a novena foi o vigário geral, padre Jaime Rossa. “Considerando a importância dos padres nas comunidades e em nossa Diocese, clamamos ao Senhor que fortaleça, dê ânimo, serenidade, sabedoria e a luz do sagrado Espírito Santo ao nosso clero e também pela recuperação da saúde do nosso bispo Dom Sergio. Em cada tempo e no cotidiano, nosso Deus sempre se faz presente. Estamos saindo de uma pandemia, com as nossas vidas transformadas e cada padre representa o amor e a misericórdia de Deus, canal de união e da presença do Sagrado nas famílias e em cada pessoa”, enfatiza Freitas.