Correio dos Campos

Trabalho de Sandro​ ​Alex​ ​ ​garante ​R$​ ​125​ ​milhões​ ​para​ ​pesquisa climática​ ​na​ ​Antártica

Há 30 anos, programa brasileiro está presente no continente que detém 80% da água doce do Planeta e recursos minerais incalculáveis
24 de outubro de 2017 às 18:20

O deputado federal Sandro Alex (PSD) destinou R$ 125 milhões através da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Os recursos contribuirão para a recuperação da unidade da Estação Antártica Comandante Ferraz, que teve 70% das suas instalações afetadas em um incêndio em 2012. Laboratórios, alojamentos, geradores, veículos, materiais, amostras e equipamentos de pesquisa científica, frigoríficas, foram destruídos.

Para o deputado, a ação reconhece o trabalho realizado pela Marinha do Brasil há mais de 30 anos no polo sul. “Os esforços para a reconstrução da Estação Antártica provam a capacidade das Forças Armadas Brasileiras de superar as adversidades com garra e profissionalismo”, destacou o parlamentar.

Proantar

Criado em 1982, o Proantar permite que o Brasil participe e influencie diretamente as decisões sobre o futuro da região. O continente possui 80% da água doce do Planeta e grandes reservas minerais. “É um grande laboratório natural de estudo sobre mudanças climáticas, já que o gelo registra composições atmosféricas de épocas passadas”, disse o deputado. Os polos são responsáveis, ainda, pela direção dos ventos e das correntes marítimas, que influenciam diretamente as temperaturas.

O escritório de arquitetura Estúdio 41, de Curitiba, foi o vencedor do concurso que escolheu o projeto arquitetônico da nova Estação Antártica. Foi realizado pela Marinha do Brasil em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Com 4,5 mil metros quadrados, a estação contará com 17 laboratórios, além da capacidade de abrigar 300 pesquisadores. A reconstrução foi iniciada em janeiro de 2017, com previsão de conclusão em março de 2018.