Correio dos Campos

Música para Todos terá apresentação com alunos nesta terça-feira

A atividade é integrante da Semana da Criança e do Adolescente no Judiciário
5 de outubro de 2021 às 18:26
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Há cinco anos, o projeto Música para Todos leva música e conhecimento da arte da música para crianças e adolescentes que são atendidos pela Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa. Hoje, dia 5, às 14 horas, será realizado o primeiro evento presencial do projeto desde o início da pandemia. O encontro será no Centro de Música, ao lado da Biblioteca Pública Municipal Profº Bruno Enei. O projeto tem patrocínio da Belgotex e incentivo do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC).

Ricardo Correa, músico e coordenador do Música para Todos, diz que a música desenvolve diversos valores humanos e o projeto gera o conhecimento de alguns instrumentos para os alunos. “A demonstração de interesse por aquele instrumento dá a oportunidade para ela conhecer mais e desenvolver habilidades com a música”, relata Correa. Violão, teclado, flauta e bateria são alguns dos instrumentos ensinados.

O projeto atende turmas com crianças e adolescentes de quatro instituições da cidade: Instituto João XXIII, Associação Promoção à Menina (APAM), Centro de Socioeducação Regional de Ponta Grossa (Cense) e Ministério Melhor Viver.

As aulas são ministradas por dois professores e, durante a pandemia, estão sendo realizadas de modo remoto. Ricardo conta que, para que todos tenham acesso aos instrumentos, é feita uma distribuição para os quatro locais que o projeto atende, como uma forma de empréstimo. Em cada instituição, há um tutor que, além de acompanhar as aulas, auxilia os alunos com os instrumentos e instruções dos professores do projeto.

Parceira do projeto desde seu início, a Vara da Infância vem acompanhando a evolução e desenvolvimento dos alunos que participam do projeto ao longo dos anos. “A gente verifica uma melhoria tanto no aspecto pedagógico quanto no aspecto psicológico, no olhar que eles dispensam à música e às atividades culturais, e principalmente a melhoria da inclusão desses alunos”, relata a juíza de direito titular da Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa, Dra. Noeli Salete Tavares Reback.

Semana da Criança e do Adolescente no Judiciário

O encontro do Música para Todos é a primeira atividade da programação especial no mês de outubro, promovida pela Vara da Infância e da Juventude de Ponta Grossa e pelo Tribunal de Justiça do Paraná. Entre os dias 5 e 27 de outubro, serão realizados encontros, reuniões, oficinas, entre outras ações. Confira o cronograma completo a seguir:

05/10 às 14 horas: Visita dos alunos do projeto Música para Todos ao Centro de Música + apresentação cultural (presencial);

06/10 e 07/10 às 14 horas: Reunião prévia à Audiência Concentrada (remota);

08/10 das 9 horas às 13h30: Bingo comemorativo no CENSE (remota);

13/10 e 14/10 às 16 horas: Família Legal – triagem e encaminhamento de casos enviados pela educação (remota);

15/10 às 10 horas: Oficina de dança com a Escola Elevée para crianças e adolescentes acolhidos (remota);

15/10 às 14 horas: Família Legal – triagem e encaminhamento de casos enviados pela educação (remota);

16/10 às 14 horas: Participação na Reunião Online do GAAN (remota);

19/10 às 15 horas: Capacitação Entrega Consciente com a equipe do Hospital Santa Casa (remota);

20/10 às 18 horas: Oficina para Pais (remota);

21/10 às 14h30: Participação na reunião da CEVES para definição de Metas do Plano Municipal de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes (remota);

26/10 às 14 horas: Oficina e depoimento de adolescentes aprendizes do Jovem Cidadão no Mercado de Trabalho (Local: Sede do Adolescente Aprendiz) (presencial);

27/10 às 18 horas: Encontro de Padrinhos Afetivos com crianças e adolescentes acolhidos (Lar Afetivo e Novo Amigo) (remota);